corpo

quarta-feira, 25 de março de 2009

INFORMÁTICA, EDUCAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS DE USO

Com o avanço da tecnologia, surge a necessidade cada vez maior das especializações e na educação não é diferente.

A informática avança com grande velocidade mas ainda é lenta na educação, ainda há muitos professores e alunos que não possuem computadores, e só recentemente as escolas conseguiram realmente inclui-la no currículo escolar.

Muitos dos nossos alunos não têm condições de ter um computador mas podem ir a locais como cibers onde acessam livremente a Internet, o que o expõe a riscos e também o desvia da escola.

Se conseguirmos usar esse recurso na escola como um atrativo para o aluno iremos com certeza diminuir a evasão escolar, além de trabalharmos os conteúdos, ajudando na fixação dos mesmos.

Muitos são os recursos que podem ser usados pelo professor, mas o importante é despertar o interesse do aluno, sua curiosidade e criatividade, e a informática nos dá essa possibilidade, a partir do momento que nos traz condições de preparar e executar uma aula prazerosa, orientar nas pesquisas, fazer com que o aluno escreva e pratique a leitura, descobrindo como ilustrar seus trabalhos, em fim, tudo isso faz da sala de informática o local da escola preferido pelos alunos, não que seja o melhor, mas talvez seja o mais interessante no momento, pois para muitos o computador é novidade.

Acredito que a partir do momento que os alunos perceberem o quanto a informática pode ajuda-los no dia-a-dia, conseguirão aproveitar mais esse espaço e terão mais prazer em realizar as atividades propostas.

Nenhum comentário:

O mito da caverna